MENE, MENE, TEKEL, UFARSIM.

Você já fez uma auto-analise de sua vida hoje?

Um certo pastor e psicólogo disse uma vez em um dos seus livros que muita das vezes, Deus nos conduz a isolamentos  para que pratiquemos a grande arte do ser humano: O de dirigir-se a si mesmo. Ele ainda comentou que a atitude de olhar para dentro de si dói e talvez seja por isso que muitas pessoas não gostem de se auto-analisarem.

Quero deixar bem claro que quando falo de auto-analise,não falo de “achismos” ,falo de julgamentos imparciais,julgamento sem favorecimentos por mais que doa em nos mesmos, porque, como já dizia um cantor da música secular: “mentir pra si mesmo, é sempre a pior mentira...”

O nosso velho e bom amigo Salomão(Livro de Provérbios/Eclesiastes)  disse em seus poemas e provérbios que o nosso coração é a fonte da vida  e que de lá também que sai todas as coisas boas e ruins e mediante a isso , torna-se  necessário , muita das vezes examinarmos a nós mesmos (1 coríntios 11.28a).

Mas por quê?

Porque, meus queridos amigos, esta vida não acaba aqui. Depois desta, ainda haverá muita “água para passar por debaixo da ponte” e é ai que o negocio pode ficar “estreito”, porque tudo que fizermos nela ,teremos que dar conta a Deus.

A Bíblia narra a história de um Rei  que não teve tempo ou não quis fazer uma auto analise de sua vida e corrigir os seus erros. Talvez por achar que tudo que fazia estava certo, ou por achar que era rei e que tinha o direito de fazer o que “desse na telha”, enfim por qualquer motivo que  o  justificasse (se é que pode se justificar...) . Este rei chamava Belsazar ( Livro de Daniel capitulo 5).

O narrador do livro conta que Belsazar estava em uma grande festa que ele próprio havia dado para seus súditos, amigos, mulheres e principalmente para si.

Musica rolando... bebidas....mais musicas.... mais bebidas.... orgias...mais bebidas...mais orgias... danças...mais bebidas...E DERREPENTE ACONTECE UMA COISA MUITO SINISTRA!  Eis que surge uma mão escrevendo na parede as seguintes palavras:

MENE, MENE, TEKEL, UFARSIM.

Belsazar ficou atônito! Branco!Seus joelhos começaram a tremer... e ai meus amigos, acabou a festa!

Foi um corre-corre! O rei pediu imediatamente que seus sábios, adivinhadores tentassem decifrar a escrita,porém não houve sucesso.

Então  Chamaram o profeta Daniel  que explicou a ele que tal mensagem era de Deus e tinha o seguinte conteúdo:

MENE – CONTOU DEUS O TEU REINO E DEU CABO DELE.

TEQUEL – PESADO FOSTES NA BALANÇA E ACHADO EM FALTA

Para resumir a historia, naquela mesma noite Belsazar foi Fo morto!

O grande problema não é ser analisado ou passar pela balança de Deus, o problema maior é que, quando ELE analisa ou pesa, ai é o fim. Não tem mais jeito. Ou seremos condenados ou seremos salvos.  Já era meus amigos! Ele é o justo juiz e  sabe que você teve tempo de auto analisar-se e corrigir suas falhas e senão as fez, infelizmente seu tempo acabou.

Então  não vamos perder mais tempo!Façamos hoje uma auto- analise  e  perguntemos a nós mesmos se a vida que estamos levando está correta, se estamos agindo corretamente com Deus , família, amigos, próximo, etc.

Porque...

Se  Deus hoje pesasse a sua vida , você escaparia?

                                                                 

REFLITA!!!

“Visita uma igreja Evangélica que fale sobre a palavra de Deus”